Popular Posts

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Portal do Clima: Alterações Climáticas em portugal


O Portal do Clima é um projecto desenvolvido no âmbito do programa AdaPT. O programa foi concebido com o objectivo de apoiar financeiramente actividades na área da " Adaptação à Midança Climática" em Portugal, com base num memorando de entendimento entre Portugal, Noruega, Islândia e Liechtenstein, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA-Grants).

Este projecto produz e partilha um portal online, baseado no Clima de Portugal, que partilha informação histórica acerca das alterações e indicadores climáticos a nível regional nos diferentes sectores específicos em Portugal.

Este projeto vem assim contribuir para o aumento da consciencialização e educação em alterações climáticas. Fonte
O portal recorre ao processamento de dados climáticos passados e os dados de projecções climáticas do IPCC AR5 (projeto CORDEX) que são divulgados através do website. Esta tarefa envolveu todos os cálculos necessários para a mostrar resultados em diferentes períodos de tempo, e a estimativa (eventual) de indicadores agregados (e.g. índice de seca, risco meteorológico de incêndio, etc.).

Como utilizar o Portal do Clima?

O Portal do Clima  pode ser utilizado para explorar, avaliar, sintetizar e aprender sobre as vulnerabilidades relacionadas com o clima e os riscos associados às alterações climáticas em Portugal.

O portal contém um conjunto de dados climáticos observados e modelados, que definem um perfil da adaptação climática do país, sendo os indicadores apresentados construídos de acordo com necessidades específicas dos diferentes tipos de utilizadores. 

O portal fornece ainda links para vários recursos e ferramentas: 
  • visualização de diversas componentes do clima passado e das projeções futuras, 
  • comparação de diferentes cenários, 
  • download e consulta de informação

Os dados são georeferenciados, de forma a ser visualizados e descarregados em formato de imagem ou texto.

No menu lateral do portal pode selecionar vários campos, de acordo com as suas necessidades.

ajuda_1_.jpg

Para utilizar a plataforma devem ser seguidos estes passos:
  1. Normais climatológicas. Seleccionar a normal climática: dados históricos, 1971-2000, (observado ou simulado) e os cenários futuros, 2011-2100;
  2. Média temporal. Seleccionar a época do ano: médias anuais, sazonais ou mensais.
  3. Áreas geográficas. Seleccionar a área geográfica: Portugal continental, as regiões Norte, Centro, Área metropolitana de Lisboa, Alentejo, Algarve e diferentes áreas intermunicipais.
  4. Variável. Seleccionar a variável climática: dados meteorológicos e indicadores climáticos (temperatura, precipitação, intensidade do vento, humidade relativa, radiação global, amplitude térmica e índice de seca).
  5. Estatística. Escolher entre os valores médios ou anomalias para o período de referência (1971-2000).
  6. Modelo Global. Seleccionar o modelo climático global: quatro modelos de projecção climática e um ensemble (CNRM-CERFACS-CNRM-CM5, ICHE-EC-EARTH, IPSL-IPSL-CM5A-MR, MPI-M-MPI-ESM-LR e Ensemble).
  7. Modelo Regional. Seleccionar o modelo climático regional: quatro modelos de projecão climática e um Ensemble (CLMcom-CCLM 4-8-17, DMI-HIRHAM 5, KNMI-RACMO22E, SMHI-RCA4 e Ensemble), esta opção depende do modelo global seleccionado.

Como utilização os gráficos

No portal são disponibilizadas diferentes formas de representação gráfica para os diversos indicadores climáticos identificados no projeto, devidamente tipificadas de forma a ilustrar a distribuição no tempo, anual e sazonal.

Quando a consulta é aplicada aos gráficos dos dados obtidos com a opção "ensemble", os valores representam a dispersão dos modelos (média, percentil 10 e percentil 90), calculado a partir do valor médio dos modelos que integram o ensemble. No caso da consulta ser aplicada à combinação de modelo global e regional são apresentados os valores médio, percentil 10 e 90 calculados no período de integração indicado (ano, mês ou estação do ano).

amplitude-pt.png
Gráfico a)  variação mensal dos indicadores no período de 30 anos. Gráfico b) variação anual do valor médio e do percentil 10 e 90 do indicador ao longo do período de 30 anos.
Está também disponível a distribuição dos indicadores pelas quatro épocas do ano e por ano, integrados da mesma forma em períodos de 30 anos. As épocas do ano referencidas correspondem ao agrupamento dos meses de: 
  • dezembro, janeiro e fevereiro (associado à estação do ano, Inverno)
  • março, abril e maio (associado à estação do ano, Primavera)
  • junho, julho e agosto (associado à estação do ano, Verão)
  • setembro, outubro e novembro (associado à estação do ano, Outono)

wind-pt.png
Gráfico a) variação da distribuição (min, percentil 10, 25, 50, 75, 90 e max) sazonal e anual do valor do indicador no período de 30 anos. Gráfico b) variação do valor médio e do percentil 10 e 90 do indicador ao longo do período de 30 anos.
Comparação de dados

A plataforma tem ainda a opção de compara dados georeferênciados ou em gráficos, de: Normais climatológicas,  Média temporal, Áreas geográficas, Variável, Estatística, Modelo Global,  Modelo Regional.

Comparação de indicadores

0 comentários:

Enviar um comentário